Dicas > Ferramentas Gratuitas
X

Divulgando seu Sitemap - Google

Passo a passo simples de como enviar seu sitemap para o Google Webmasters

Divulgando seu Sitemap - Google Passo a passo simples de como enviar seu sitemap para o Google Webmasters

Se você já tem seu sitemap (mapa do site) seja feito manualmente ou através do nosso tutorial anterior (http://www.jasaproducoes.com.br/dicas/ferramentas_gratuitas/gerando_um_sitemap), está na hora de começa a divulgá-lo para os principais buscadores atuais.

Primeiro de tudo é necessário que você tenha o arquivo do sitemap preferencialmente em .xml, segundo você deve hospedá-lo na pasta raíz do seu site então a partir dai ir aos principais buscadores e informar onde seu sitemap se localiza no seu site.

Sim você pode colocar em outra pasta que não a raíz, porém existem buscadores que ao acharem seu site dentro da base de buscas por exemplo do Google irão atrás do arquivo no local padrão, que é a raíz do site.

Se você não sabe como fazer isto, procure o profissional ou desenvolvedor de sua confiança e solicite a ele esta adição, agora se você quiser tentar por conta própria leia e assista nosso tutorial no link:
www.jasaproducoes.com.br/dicas/ferramentas_gratuitas/envio_de_arquivos_via_ftp

Agora se você já está com o arquivo dentro do servidor de hospedagem de seu site, então siga os seguintes passos:

1º Passo
Acesse o site www.google.com/webmasters – É necessário que você tenha uma conta no Gmail (Conta Google). Com esta conta você conseguirá ativar e acessar esta e outras ferramentas que irão ajudar no seu dia a dia e ao seu site, se você ainda não tem uma conta veja como criar a sua conta aqui – www.jasaproducoes.com.br/dicas/ferramentas_gratuitas/criando_sua_conta_no_google

2º Passo
Na tela que é exibida clique em fazer login, se você já estiver com o seu Gmail aberto irá direto para tela do webmasters, caso contrário você verá uma tela para fazer o login, sua conta Google nada mais é que seu e-mail do Gmail e a senha de acesso a ele, as ferramentas Google são todas interligadas ou seja uma senha e um login para muitas ferramentas.

3º Passo
Após logar você estará na tela do webmasters, provavelmente a tela não apresentará nenhum link, então clique no botão vermelho do lado direito com o dizer Adicione uma propriedade, então coloque seu site e faça a verificação de ativação de propriedade, se você não sabe como proceder veja este tutorial – www.jasaproducoes.com.br/dicas/ferramentas_gratuitas/verificacao_de_propriedade_webmasters

4º Passo
Se você acabou de delegar a propriedade você já estará na tela principal de analises do Google Webmasters, se você está entrando novamente, basta clicar sobre o link do endereço do seu site que esta tela será exibida.

5º Passo
Agora do lado direito clique em Rastreamento e em seguida clique sobre Sitemaps

6º Passo
Na nova tela que é exibida será mostrado se você já enviou algum arquivo de sitemap, quantos links foram enviados e quantos foram indexados, se ainda não há um arquivo então clique em Adicionar/testar sitemap no botão vermelho a direita superior e uma caixa de diálogo será aberta com o endereço de seu site e um campo para preencher com o restante do caminho até seu sitemap, se o mesmo estiver na pasta raíz basta colocar na caixa:
sitemap.xml
Isto é claro se seu arquivo estiver com este nome e com este formato, caso contrário coloque o nome e formato do seu arquivo. Recomendo que utilize o nome e o fomarto acima mencionado, pois como dito anteriormente muitos buscadores procuram por padrões e isto agiliza muito o processo de indexação orgânica.

Aprenda a gerar um sitemap de forma simples e rápida - http://www.jasaproducoes.com.br/dicas/ferramentas_gratuitas/gerando_um_sitemap

7º Passo
Após colocar o caminho (se houver) e o nome do arquivo agora clique em Enviar Sitemap, pronto uma mensagem para recarregar (Atualizar) será exibida, clique no link para atualizar e então será mostrado o número total de links que foram enviados.
 

Obs.: Não sei o porque, mas o botão de teste aparentemente não funciona indiferente ao navegador e tamanho do arquivo e então não clique sobre ele, se seu aquivo no envio não for localizado uma mensagem irá informar, então você deve checar o caminho do arquivo e se o mesmo está na pasta correta.

Atenção: O tempo e o número de páginas indexadas pode variar muito e levar um tempo para ser exibido nesta estatística, em geral de 1 à 2 dias já começam a indexar os links, mas não é garantido que este seja o prazo para todos os sites e que todos os links sejam adicionados, já que o Google utiliza códigos para dar prioridade as páginas e sua importância, porém este processo adianta muito o lado de quem tem links novos.

 

Consideração final.
Uma vez enviado o arquivo não é necessário enviar toda vez que você atualizar no site ele, pois o sistema irá verificar a cada ciclo de tempo se ele foi atualizado, porém é bom verificar se após uma adição de links se a data de atualização é recente (se está dentro de 15 ou 30 dias) se for superior a última atualização e você sabe que foi atualizado então clique sobre o link do seu sitemap e na tela que abrir clique no botão Reenviar.

 

Se você achou muito complicado ou trabalhoso, entre em contato com um profissional ou desenvolvedor de sua confiança, ou se desejar entre em contato conosco no jasa@jasaproducoes.com.br e saiba como contratar este e outros serviços.

 

Conheça nossos serviços web no link:
www.jasaproducoes.com.br/web

Veja esta e outras dicas em vídeo em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/jasaproducoes

Tags:
sitemap, divulgue seu site map, Google Webmasters, sitemap no google, busca orgânica, indexar links na busca gratuita, jasa produções

Orçamento ou + Informações
Voltar

Atendimento telefônico e pessoal:
Segunda à Sexta das 13:00 Às 18:00 horas.

Tel.: +55 (11) 2625-1600
SMS: +55 (11) 9 8755-4655

E-mail: jasa@jasaproducoes.com.br

Rua Conceição da Aparecida, 15 - Penha
São Paulo - SP - Brasil
CEP 03627-120

CNPJ 09.024.265/0001-02

Novidades Jasa

Receba nossas novidades, lançamentos e
promoções diretamente em seu e-mail.

Todos os direitos reservados - Jasa Produções - 2005 - 2015

~